Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
Cálcio
No plasma, o Ca existe em duas formas, livre ionizada (cerca de 45%) ou associado a moléculas orgânicas, tais como proteínas (principalmente albumina, cerca de 45%) ou a ácidos orgânicos (cerca de 10%). As duas formas estão em equilíbrio e sua distribuição final depende do pH, da concentração de albumina e da relação ácido-base. O sistema endócrino, envolvendo a vitamina D, o PTH e a calcitonina, responsáveis pela manutenção dos níveis sangüíneos de cálcio, atua de forma bastante eficiente para ajustar-se à quantidade de cálcio disponível no alimento e às perdas que acontecem principalmente na gestação e na lactação. O firme controle endócrino do Ca faz com que seus níveis variem muito pouco (~17%) comparado com o fósforo (variação de ~40%) e o magnésio (~57%). Portanto, o nível sanguíneo de cálcio não é bom indicador do estado nutricional, enquanto que os níveis de fósforo e magnésio refletem diretamente o estado nutricional destes minerais.
Jejum
Seis horas.
Restrições
Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 200 mg/L), Lipemia (Triglicerídeos > 500 mg/dL), Hemólise (Hemoglobina > 350 mg/dL) e Magnésio > 10 mg/dL, amostra enviada em tubo de EDTA.
prazo de entrega
Mesmo dia.
Aplicações clínicas
A absorção de cálcio no intestino diminui com a idade. Animais mais velhos sofrem redução na capacidade de mobilizar reservas de Ca quando ocorrem desequilíbrios, sendo, portanto, mais suscetíveis de sofrer hipocalcemia. A hipercalcemia é rara. Pode ocorrer por intoxicação com vitamina D, neoplasias, hiperparatireoidismo primário e dietas ricas em Ca.
Material
Coletar o sangue em frasco com ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.
Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.