Lipase

A lipase pancreática é a mais abundante de todas as lipases no plasma. Sua presença elevada no soro é indicativo de pancreatite, especialmente em cães. Os níveis de colipase (cofator da lipase pancreática) são importantes na análise pois a colipase é excretada no rim e a lipase não, um dano renal pode produzir um aumento na atividade da lipase sérica.

Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 40 mg/dL),  Lipemia (Triglicerídeos > 1200 mg/dL), Hemólise (Hemoglobina > 500 mg/dL), uso de medicamentos (dexametasona).


Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.


Jejum

Obrigatório de 8 horas. Não ultrapassar 16 horas.

Restrições

-

prazo de entrega

Mesmo dia.

Aplicações clínicas

diagnóstico de pancreatite, normalmente quando associada ao aumento da amilase. A lipase também pode aumentar devido a doenças hepáticas, renais,  neoplasias hepáticas e pancreáticas, por manipulação de vísceras (estômago, fígado, intestino) durante cirurgias e administração de dexametasona.

Material

Coletar o sangue em frasco com ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.

Solicite seu exame

entre em contato

ou se preferir, preencha o formulário abaixo

Unidade Caxias do sul

Rua Mariano Mazzochi, 1154, Bairro Cruzeiro
(54) 3021-6344 | (54) 9.9936 7738
Atendimento: 08:45 às 12:00 |  13:30 às 19:00
contato@mellislab.com.br

Unidade Bento Gonçalves


solicitar requisição de Exames