Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
Lipase
A lipase pancreática é a mais abundante de todas as lipases no plasma. Sua presença elevada no soro é indicativo de pancreatite, especialmente em cães. Os níveis de colipase (cofator da lipase pancreática) são importantes na análise pois a colipase é excretada no rim e a lipase não, um dano renal pode produzir um aumento na atividade da lipase sérica.
Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 40 mg/dL), Lipemia (Triglicerídeos > 1200 mg/dL), Hemólise (Hemoglobina > 500 mg/dL), uso de medicamentos (dexametasona).
Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.
Jejum
Obrigatório de 8 horas. Não ultrapassar 16 horas.
Restrições
-
prazo de entrega
Mesmo dia.
Aplicações clínicas
diagnóstico de pancreatite, normalmente quando associada ao aumento da amilase. A lipase também pode aumentar devido a doenças hepáticas, renais, neoplasias hepáticas e pancreáticas, por manipulação de vísceras (estômago, fígado, intestino) durante cirurgias e administração de dexametasona.
Material
Coletar o sangue em frasco com ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.