Cortisol pós dexametasona (teste de supressão 3 dosagens)

Protocolo:

1. Coletar sangue do paciente (amostra basal) em frasco contendo ativador de coágulo (tubo seco, tampa vermelha).

2. Acessa-se o vaso do paciente para manter fluidoterapia lenta e administra-se, 0,015mg/kg de dexametasona por via intravenosa. Pode-se remover acesso venoso. Paciente pode ir para casa e retornar mais tarde ou pode ficar em observação durante as coletas.

3. Exatamente após quatro horas desta aplicação, coleta-se sangue do paciente e acondiciona em um frasco contendo ativador de coágulo (tubo seco, tampa vermelha).

4. Após 4 horas desta ultima coleta, coleta-se de novo e acondiciona-se em um frasco contendo ativador de coágulo (tubo seco, tampa vermelha).


Jejum

Minimo de 4 horas.

Restrições

O paciente não pode ter recebido corticoide nos últimos 60 dias antes do exame.

prazo de entrega

Mesmo dia.

Aplicações clínicas

O teste de baixa dose de dexametasona é primeira escolha para triagem para hiperadrenocorticismo (doença de Cushing) ou hiperadrenocorticismo dependente da hipófise de neoplasia adrenocortical funcional. Para diferenciar o hiperadrenocorticismo hipofisário do adrenal é utilizado a alta dose de dexametasona e dosagem do ACTH endógeno (ver manual para este exame). 

Material

Coletar o sangue em frasco com  ativador de coágulo (tampa vermelha). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.

Solicite seu exame

entre em contato

ou se preferir, preencha o formulário abaixo

Unidade Caxias do sul

Rua Mariano Mazzochi, 1154, Bairro Cruzeiro
(54) 3021-6344 | (54) 9.9936 7738
Atendimento: 08:45 às 12:00 |  13:30 às 19:00
contato@mellislab.com.br

Unidade Bento Gonçalves


solicitar requisição de Exames