Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
Hemograma completo - animais não convencionais
Hemograma Completo é um exame que mensura contagem global de hemácias, leucócitos, plaquetas, determinação do hematócrito, VCM; HCM; CHCM, RDW e dosagens de hemoglobina e proteína plasmática total. Além disso também é realizada uma meticulosa avaliação da morfologia celular através da observação da lâmina do esfregaço sanguíneo de cada paciente.
Jejum
Após dietas leves, o jejum não é necessário.Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.
Restrições
O paciente não deve realizar o exame após grandes esforços físicos.
prazo de entrega
Mesmo dia
Aplicações clínicas
O hemograma permite uma avaliação geral do estado de saúde do animal, englobando dados da série eritroide, como presença de anemia e conjuntamente com a avaliação dos índices hematimétricos, possibilitando a classificação desta. O leucograma permite avaliar a presença de processos inflamatórios, neoplásicos, infecciosos, parasitismos, entre outros. A análise quantitativa das plaquetas permite a avaliação de desordens hemostáticas primárias. A quantificação das proteínas plasmáticas totais é realizada por refratometria e permite sugerir processos de desidratação e alterações de origem inflamatória.
Material
Colher por punção venosa utilizando uma agulha de calibre adequado em vaso de melhor acesso (jugular, basílica, tibial caudal) com seringa de 1ml ou 3ml e coletar de 0,3 a 1mL de sangue. Transferir para o tubo pediátrico contendo EDTA (tampa roxa) ou heparina (tampa verde).Tampar e homogeneizar por no mínimo 30 segundos. Para hemograma, leucograma, avaliação de plaquetas e pesquisa de hematozoários, realizar esfregaço sanguíneo com uma gota do sangue fresco, que não entrou em contato com o anticoagulante do tubo. Fixar os esfregaços ao ar em temperatura ambiente. Manter a amostra de sangue com EDTA refrigerado (de 2 a 8ºC) durante um período máximo de 12 horas.