Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
T4 Total Canino
A tiroxina é um dos hormônios responsáveis pelo metabolismo, produzido na glândula tireóide.
O Hipotireoidismo é a doença endócrina mais frequente em cães, e os sinais mais comuns são: obesidade, dermatopatias, letargia, intolerância ao frio e ao exercício, embotamento mental.
Jejum
4 horas
Restrições
Uso de corticosteróides nos últimos 30 dias; alterações convalescentes e internação clínica. Coleta em frasco com gel separador de soro.
prazo de entrega
2 dias
Aplicações clínicas
Cães com baixo T4 total e evidência de doença não tireoidiana (DNT), devem ter a DNT investigada. Cães com o resultado de T4 abaixo da faixa normal, podem ser hipotireoideos. Em cães com baixa dosagem de T4 total e consistentes sinais clínicos, considere um ou mais de um dos seguintes exames, para confirmar o hipotireoidismo:
- T4 Livre
- TSH
- Autoanticorpos anti-tireoglobulinas
Para cães em suplementação de tiroxina, valores de T4 total aceitáveis, de 4–6 horas após administração, geralmente estarão na extremidade superior do intervalo de referência ou ligeiramente acima.
Material
O sangue coletado deve ser armazenado em frasco com ativador de coágulo (tampa vermelha), homogeneizando o material logo após a coleta (8 a 10 inversões). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.