Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
Contagem de Reticulócitos
Os reticulócitos são eritrócitos imaturos e possuem material nuclear residual que se torna visível à microscopia quando acrescidos de um corante especial. Os eritroblastos – células precursoras dos eritrócitos – sofrem sucessivas divisões mitóticas na medula óssea e diferenciam-se em reticulócitos ao sofrerem desnuclearização. Em cães e gatos, a maturação final dos reticulócitos ocorre na circulação sanguínea, enquanto que em bovinos e equinos todo o processo de maturação ocorre na medula óssea – não sendo um bom indicador para estas espécies.
Jejum
Caso este exame seja colhido após uma dieta leve, não é necessário jejum. Se, contudo, o exame for realizado após uma refeição principal, deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
Restrições
Enviar no mesmo dia.
prazo de entrega
Mesmo dia.
Aplicações clínicas
Nas anemias regenerativas, há aumento da liberação de eritropoietina renal e, como consequência, aumento do estímulo de proliferação e diferenciação dos eritroblastos. Desta forma, a contagem de reticulócitos possui alto valor clínico para a classificação das anemias – regenerativas, pouco regenerativas ou arregenerativas. O exame dos reticulócitos também possui relevância durante os tratamentos de anemia, por fornecer estimativas da resposta da medula óssea à anemia e ao tratamento aplicado. Os gatos são os únicos animais em que mais de um tipo de reticulócito pode estar presente, esses reticulócitos são de formas agregadas ou pontilhados. Pelo fato de os reticulócitos agregados terem um curto período de maturação, essas células são as melhores indicadoras da liberação ativa pela medula. Por isso, contam-se apenas as células agregadas nos gatos.
Material
Coletar o sangue total e armazenar em tudo com EDTA (tampa roxa), sem coágulos e sem fibrina.