Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
CPK creatina fosfoquinase
A creatina fosfoquinase (CPK) é uma enzima intracelular com atividade no tecido muscular esquelético e cardíaco e em menor quantidade, no cérebro e outros órgãos. Ou seja, tem importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis - participa do processo de fosforilação do ADP, formando ATP necessário para a contratação muscular.
Jejum
8 horas.
Restrições
Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 200 mg/L), Lipemia (Triglicerídeos > 500 mg/dL), Hemólise (Hemoglobina > 350 mg/dL)
prazo de entrega
Mesmo dia.
Aplicações clínicas
O aumento dos níveis séricos desta enzima é indicativo de lesão muscular, como os causados nas isquemias musculares por decúbito prolongado, convulsões, tremores, traumas, exercícios forçados, injeções intramusculares e miopatias nutricionais - como as causadas por deficiência de vitamina E e Selênio. Também é indicativo de trauma cardíaco (não tão sensivel quanto a CK-mb) como infarto agudo do miocárdio e de algumas infecções musculares, como infecções por Toxoplasma gondii e Neospora caninum. A dosagem simultânea da enzima AST (aspartato aminotransferase) confere avaliação temporal de dano muscular O aumento nos níveis séricos de CPK ocorre antes do aumento dos níveis de AST, e também desaparecem antes. Assim, aumento dos níveis de CPK sem detecção de aumento dos níveis de AST sugere lesões recentes. Níveis altos de ambas as enzimas persistentemente indicam lesões continuadas. E aumento dos níveis de AST e baixos níveis de CPK sugerem processo de recuperação.
Material
Coletar o sangue em frasco com ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta. Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.
Ao realizar o exame é importante sempre informar se o animal estava em exercício ou se recebeu injeções intramusculares.