Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
Hemoparasitas - pesquisa
Hemoparasitoses consistem em infecções sanguíneas em animais domésticos, de alta casuística e geralmente de ocorrência sazonal (mais frequentes na primavera e verão, embora possam ocorrer o ano todo) que são adquiridas através de picada de ectoparasitas. A pesquisa de hemoparasitas é realizada por médicos veterinários da equipe do Mellislab altamente qualificados e experientes, através de avaliação microscópica de esfregaço sanguíneo e periférico do paciente.
Jejum
Após dietas leves, o jejum não é necessário.Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.
Restrições
-
prazo de entrega
Mesmo dia.
Aplicações clínicas
Este exame é sugerido para animais que tiveram contato com carrapatos, pulgas e outros ectoparasitas. Recomendável também para aqueles que apresentam plaquetopenia e anemia hemolítica ou quando são provenientes de áreas endêmicas. Os microorganismos que podem ser identificados neste teste são: Ehrlichia sp., Babesia sp. ou Rangelia vitalii, hemoplasmas, Anaplasma sp., Leishmania sp., Citauxzoon e Hepatozoon.
Material
Colher por punção venosa utilizando o frasco a vácuo ou puncionar a veia (jugular, cefálica, safena ou femoral) com seringa e coletar de 1,5 a 4 mL de sangue. Transferir para o tubo contendo EDTA (tampa roxa), tampar e homogeneizar por no mínimo 30 segundos. Manter a amostra de sangue com EDTA refrigerado (de 2 a 8ºC) durante um período máximo 6 horas. Realizar punção de ponta de orelha com imediata confecção de esfregaço sanguíneo fino e remeter juntamente com o frasco de sangue total em EDTA.