Animais não convencionais
Sanidade Equina
Exames Pet
Cortisol Basal
Cortisol é um hormônio secretado pelo córtex da glândula adrenal e sua função é essencial para homeostase e metabolismo. Alguns medicamentos, bem como alguns transtornos endócrinos, possuem um feedback negativo e podem inibi-lo (ex. prednisona, levotiroxina, hipotireoidismo).
Jejum
Minimo de 6 horas.
Restrições
Amostra coletada em frasco com gel separador.
prazo de entrega
48 horas.
Aplicações clínicas
Sua concentração encontra-se elevada em quadros de hiperadrenocorticismo (ou Cushing) e diminuída em quadros de hipoadrenocorticismo (Addison). A dosagem deve ser realizada em dois ou três tempos, após supressão com dexametasona baixa ou alta dose; ou estimulação com ACTH, visto que na maioria dos casos somente a dosagem de cortisol basal não é diagnóstica para disfunções desta glândula. O teste de supressão com dexametasona ainda é o padrão ouro para diagnóstico de Cushing.
Como triagem em suspeita de Hipoadrenocorticismo, associar dosagem de cortisol basal + metabólitos renais e eletrólitos.
Material
Coletar o sangue em frasco de ativador de coágulo (tampa vermelha). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.